Cor, Alegria e Amor

Que a sua vida tenha cor, alegria e amor.

Entre, "sinta-se" e descubra quanta cor há em você!

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Das tantas "déboras" vistas por aí...


Minha mãe diz que eu nasci errada. Que eu deveria ter nascido homem porque, entre as suas três filhas, eu sempre fui a que dei mais preocupação. Não, gente! Eu sou boazinha. Sou uma boa filha, eu acho... Mas é que minha mãe, como a maioria das mães, gosta das filhas debaixo das asas. E, embora eu goste muito dos cuidados da mamãe, nunca fui muito de me prender a eles por medo do que teria lá fora.
Lembro-me como se fosse hoje, o dia em que “anunciei” que estava saindo de casa. Eu tinha 17 anos e queria estudar. Sabia que meus pais me dariam todo apoio moral do mundo e, também, que eles não teriam condições para me apoiarem financeiramente, então, eu dei meu jeito.  Minha mãe chorou como se eu estivesse morrendo. – Calma, mãe! Só vou estudar em Belo Horizonte. Só isso! Eu gosto de contar esta história, mas ela é um pouco longa e por isso conto outro dia...
Então... é engraçado perceber a visão que cada pessoa tem de nós. Na minha casa, por exemplo, as visões se divergem, apesar de terem sintonia. No final, eu acabo sendo a Dé, mesmo.
Meu pai, por exemplo, me acha tão inteligente que, mesmo quando eu ainda não votava, ele conversava comigo para chegar à conclusão de quem votaria. Ele tem um super orgulho das filhas, quando na verdade, ele deveria ser orgulhoso dele mesmo. Já que só somos o que somos, porque o tivemos como exemplo e como base para tantas realizações.
Minha mãe, apesar de também se orgulhar e, às vezes, exagerar na dose de “mãe coruja”, ela vive dizendo que eu sou implicante, “brigona”, teimosa e topetuda. Mesmo me doando imenso amor, reconhece em mim umas características que eu tenho muita dificuldade em reconhecer e assumir.
Já a Dan, minha irmã mais velha... Ah... Esta aí me vê com os melhores olhos do mundo. Acho que nós temos uma história de outras vidas, porque a gente se entende muito. Só que ela me acha boba! Acha que eu deveria ser mais esperta e mais atenta com as pessoas. Ela acha que todo mundo se aproveita da minha “bondade”. Mas, no final, ela acaba achando que só sou assim porque sou um mega ser humano e, por isso, sou desprendida, generosa, altruísta... Ah! Ela me acha linda, também. Falei que ela me vê com os melhores olhos do mundo!
A minha irmã mais nova... Hummm... Raramente ela deixa escapar um elogio aqui, outro ali. Acho que a visão mais crítica que eu tenho em casa é dela. E embora eu nunca demonstre, eu considero muito o que ela pensa de mim. Sinto-me muito culpada por ter a “abandonado” um certo período da minha vida, quando eu só pensava em trabalho e casamento. E se tem algo que me deixa imensamente arrependida é ter perdido a sua admiração quando ela, com 12 anos, deixou de querer ser parecida comigo.
A Nedinha não perde o seu tempo pensando no que sou ou deixo de ser. Ela só me ama e pronto. (E acreditem se quiserem, acabei de me dar conta disso neste momento em que escrevo! E achei isso lindo!)
A Manu, minha sobrinha, acha que eu sou rica e que eu tenho super poderes e que sou contadora de histórias. - Quem dera, Manu.
Na rua, muitos me acham sonhadora! Ouço isso sempre e de muitos. Quantos mundos "cor de rosa" eu já ganhei por aí. E até acho bom, pois, faz parecer que eu sei muito bem camuflar todo um mundo cinza que existe na vida de qualquer um, inclusive, no meu.
Já na minha casa, algo que todos pensam em comum é que eu sou uma “realizadora de sonhos”. São eles que estão perto o tempo inteiro para ver quantos sonhos eu abri mão para “realizar” alguma coisa. Eu mudo de lá pra cá e de cá pra lá e isso faz parecer que é muito fácil, mas... Gente, não é! Eu não tenho casulo. Não carrego minha casinha nas costas e nem coração de pedra. E como a alma pena com tantas idas e vindas. Claro que não vou deixar a peteca cair, mas... isto é coisa de quem sonha, mas, faz! De quem perde um pouco aqui e um pouco ali só para tentar ver o maior número de pessoas ao seu redor, mais feliz.
Claro que sou sonhadora. Graças a Deus. Gostos dos sonhos e eles movimentam meu mundo. Mas, sou uma realizadora. E parto do princípio que é "preciso força pra sonhar e perceber que a estrada vai além do que se vê".
Das tantas “Déboras” vistas por aí, se encontrar aquela que anda meio cansada dos pré - conceitos (assim, separado pra entendermos bem), por favor,   deixa ela ir sem volta. Estou trabalhando na criação de uma substituta que consegue aturar sem doer, tudo o que pensam e acham dela, mesmo as coisas mais terríveis.

Débora Andrade 

Nenhum comentário:

Postar um comentário